Bento Gonçalves tem uma tradição muito legal para as danças urbanas. Aliás, vale lembrar que a Battle in the Cypher, programação mais tradicional dedicada ao estilo e que ocorreria na cidade em abril, foi transferida para setembro (entre os dias 4 e 7). Outro espetáculo da galera do breaking que vai pintar na cidade em breve é o Quebrado. O trabalho foi selecionado pelo edital de 2019 do Fundo Municipal de Cultura de Bento e investiga as possibilidades de um corpo que se inventa a partir de quedas e levantes.
O grupo de dançarinos que prepara o espetáculo havia começado a ensaiar um pouco antes de o distanciamento social impedir encontros. No entanto, eles estão usando o Instagram (no perfil @que–bra–do) para compartilhar um pouco de suas rotinas de exercícios e preparações corporais, como dá para ver aí na foto. Integram o elenco de intérpretes-criadores Bernardo Duarte, André Almeida, Alisson Guimarães, Ramoniele Janaira, Taiane Rosa, Ana Júlia Vicari, Pedro Ramon Festa e William Ballestrin – esse último também assina como diretor técnico. A montagem coreográfica tem produção cultural de Pedro Ramon Festa, além de direção artística e dramaturgia de Carlinhos Santos.
No segundo semestre, ou assim que o mundo voltar ao normal, Quebrado poderá ser conferido de perto, no palco da Casa das Artes.