O afastamento de Mona Carvalho do cargo de coordenadora da Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura de Caxias, em dezembro de 2018, gerou comoção da comunidade artística. Na época, pipocaram nos muros da cidade manifestações como a na foto abaixo, demonstrando a representatividade do trabalho da profissional no setor. Com Paulo Périco assumindo a pasta da Cultura — na gestão do prefeito Flavio Cassina (PTB) —, Mona volta à gerência das Artes Visuais a partir da próxima segunda-feira.
— Vai voltar para onde nunca devia ter saído. Queremos aproveitar o conhecimento dela na área e o bom relacionamento que ela tem com os servidores e com o meio artístico — justificou o secretário, acrescentando que uma das diretrizes da unidade será uma condução "sem censura" dos projetos.
Mona Carvalho é servidora e, em 2019, esteve dando aulas de Artes em escolas municipais. A realocação da Secretaria da Educação para a da Cultura foi encaminhada nesta quarta (12). A profissional diz que pretende ar continuidade aos planos de quando assumiu o cargo pela primeira vez, colocando em primeiro plano "o respeito, a transparência e a ética".
— Quero tentar retomar alguns projetos, claro que vou ter que ainda conhecer a realidade que estarei entrando, questão de verbas e tudo mais. Mas também acredito que uma boa gestão se faz através de parcerias, então, também pretendo firmar novas parcerias, retomar as antigas. Acredito que a gente possa fazer um bom trabalho entre iniciativa privada, órgão público, classe artística e comunidade. Eu sempre tentei trabalhar com a maior inclusão de todos, dando bastante espaço para os artistas, tanto para novos como para consagrados, e batalhando pela abertura de novos diálogos — contou ela, à coluna.
Mona aponta também que pretende manter os compromissos já firmados com artistas para 2020 e que, a partir desta segunda, está à disposição da comunidade para pensar projetos para a unidade.
Outros nomes
Além de Mona Carvalho na Unidade de Artes Visuais, alguns outros nomes já estão também definidos e começam a dar corpo à Secretaria da Cultura. O secretário Paulo Périco disse que tem priorizado a valorização dos servidores municipais. Confira alguns nomes já definidos.
:: Arte e Cultura: Aline Roglio
:: Galeria Municipal de Arte e Sala de Cinema Ulysses Geremia: Gilmar
Marcílio
:: Divisão de Museus: Itamar Ferretto Comaru
:: Casa da Cultura: Elisângela Borges de Souza
:: Centro de Cultura Ordovás e Unidade de Música: Andressa Gallo
:: Dippach: Rosana Guarese
:: Arquivo Histórico: Mário Alberto Tomazzoni
:: Orquestra Municipal de Sopros: Fernando Berti deve se reunir com Périco nesta quarta
:: Cia Municipal de Dança: ainda indefinido
:: Coral Municipal: Renato Filippini
:: Estação Cidadania - Cultura: Virgínia Backes Mallmann
Leia também
Museu Municipal de Caxias recebe a exposição "Mosaico Ancestral"
Vencedor do Oscar de melhor filme, "Parasita" volta às telonas do GNC Caxias
Em Caxias, Reginaldo Pujol Filho lança livro e ministra workshop para desbloquear a escrita
Ordovás recebe exposição com obras inéditas em Caxias do Sul