O escritor porto-alegrense Reginaldo Pujol Filho mergulhou fundo no mar cheio de possibilidades da narrativa para construir os muitos caminhos literários do livro Não, não é bem isso. A publicação – que saiu pelo selo Não Editora, braço da Dublinense para a literatura brasileira de ficção – passeia por formatos que vão do monólogo teatral ao estilo página de Wikipedia. Algo que o próprio escritor define como uma espécie de colagem entre “um monte de peças estranhas umas às outras”.
O livro é motivação para a vinda de Pujol a Caxias do Sul neste fim de semana. Na sexta (14), às 18h30min, ele realiza o lançamento de Não, não é bem isso (160 páginas, R$ 44,90) e recebe o escritor Cristiano Baldi para um bate-papo informal, na Do Arco da Velha Livraria e Café.
No sábado (15), o escritor comanda por lá o workshop A Livraria é o Texto, dinâmica para desbloquear a escrita, desautomatizar as ideias e aguçar o olhar. O encontro envolve aula expositiva e prática de criação literária, voltadas para qualquer pessoa que goste de escrever textos narrativos e de desafiar a criatividade. A atividade ocorre das 10h às 12h30min e das 13h45min às 16h45min, com investimento de R$ 220 por pessoa.