O Museu dos Capuchinhos (Muscap) foi um dos espaços que ficaram de fora da reportagem do Sete Dias da última sexta-feira, sobre as atividades previstas para 2020 em endereços culturais de Caxias. Eis que a coluna adianta algumas ações que devem rolar por lá nos próximos meses.
A primeira delas já começa no próximo dia 22. Trata-se de um curso de conservação e restauro em gesso comandado pelo Frei Celso Bordignon que, além de ser coordenador do Muscap, é doutor em Arqueologia Paleo-cristã pelo Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã de Roma. O curso é realizado no Atelier São Lucas, que fica dentro do museu, entre os dias 22 e 25 de janeiro, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. O investimento é de R$ 350.
Reforçando o caráter educacional do Muscap, o espaço também recebe uma oficina de férias dedicada a crianças e adolescentes. Entre as vivências que estarão disponíveis por lá estão oficina de pintura, com Frei Celso, no dia 28; e oficina de biscuit, no dia 30, com Marlise Eberle Costella. Ambas atividades são gratuitas e começam às 13h30min.
Em abril, o Muscap recebe outra atividade bem bacana de formação. A bibliotecária Ana Virginia Pinheiro comanda o curso Livro Raro - Formação e Gestão de Coleções Bibliográficas Especiais. Bibliotecários, pesquisadores e apaixonados por livros antigos e raros em geral são o público-alvo da iniciativa, marcada para os dias 27, 28 e 29 de abril. As aulas ocorrem das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min e o valor é R$ 350.
Para inscrições e informações, escreva para educativo@muscap.org.br.