Idealizador de projetos que priorizam a democratização do acesso à arte em Caxias – caso dos ótimos Cinema de Verão e Festival Especial – o realizador audiovisual e produtor cultural Robinson Cabral está com uma nova iniciativa, desta vez voltada à educação. De 15 de outubro a 1º de novembro, ele encabeça a primeira edição do Cinema nas Escolas. Serão 38 sessões gratuitas envolvendo 12 escolas municipais longe do Centro (veja lista abaixo). Os filmes escolhidos contam com a temática central da literatura, ou seja, além da formação de público para o cinema, o projeto ainda chama atenção para o potencial gigante do universo dos livros. A programação prevê também a oficina gratuita Como utilizar o Cinema em Sala de Aula, reforçando o caráter do audiovisual como ferramenta pedagógica.
A primeira sessão está programada para dia 15, às 8h e às 14h, na escola Caetano Costamilan, em Loreto. O longa de estreia será o nacional Meu Pé de Laranja Lima, adaptação do clássico de José Mauro de Vasconcelos que conta com José de Abreu e Caco Ciocler no elenco.
Os filmes do projeto foram escolhidos a partir de conversas de Robinson com a diretoria de cada escola. Aliás, a ideia desta primeira edição do projeto é justamente provocar uma aproximação com as comunidade de Caxias e entender melhor os anseios culturais de cada uma delas.
Ah, vale destacar que o Cinema nas Escolas é custeado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias, com apoio da FOCCO Sistemas de Gestão e do Banco Moneo S.A.
Escolas participantes:
:: Caetano Costamilan - bairro Loreto
:: Presidente Castelo Branco - bairro Fátima
:: Santa Lúcia - Santa Lúcia do Piaí
:: Érico Veríssimo - Vila Seca
:: Luiza Morelli - bairro Maestra
:: Armindo Mário Turra - bairro Parada Cristal
:: Erny de Zorzi - Vila Oliva
:: Guerino Zugno - bairro Planalto
:: Luciano Corsetti - bairro Kayser
:: Santa Corona - bairro Santa Corona
:: Padre João Schiavo - Fazenda Souza
:: Rosário de São Francisco - bairro Charqueadas