São muitas as delícias gastronômicas típicas indispensáveis a qualquer um que visita a Serra. Além de todos os pratos que celebram a imigração italiana e alemã por aqui tão presentes, há ainda toda uma personalidade culinária que vem dos Campos da Cima da Serra. Nesse aspecto, o queijo artesanal é um dos protagonistas e recebeu recentemente uma importante condecoração. O modo de fazer o queijo artesanal serrano agora é patrimônio cultural imaterial de São Francisco de Paula. Essa produção realizada com o leite cru existe por lá há mais de 250 anos.
Sancionada em 8 de junho, a lei promete ser ainda mais celebrada em 17 de agosto, quando São Chico lembrará o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A cidade organiza para essa data uma Roda de Memória na queijaria Sopro do Minuano, que fica na localidade de Potreiros, em Cazuza Ferreira, interior de São Chico. A ideia é reunir interessados para compartilhar saberes sobre as receitas tão cheias de tradição que envolvem o queijo serrano artesanal. Para se inscrever, é só buscar o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto da cidade.
A prefeitura também prepara um concurso fotográfico para estudantes com a temática do patrimônio. A comunidade poderá votar na fotografia mais legal pelo site da prefeitura www.saofranciscodepaula.rs.gov.br.