O Clube Gaúcho tem atuação marcante na história de formação da identidade cultural da comunidade negra caxiense. Espaço que serviu de palco para muitas conquistas, atualmente a sede do clube se encontra em condições estruturais precárias. Tanto que o prédio, localizado no bairro Pio X, está fechado desde fevereiro. Com a ideia de arrecadar verbas para realizar a reforma necessária (que envolve pintura e obras no telhado), a diretoria do clube uniu forças com o grupo de pagode Batukaê e com o grupo Samba do Mês. A partir deste fim de semana, os músicos serão responsáveis por conduzir festas solidárias por lá.
– Muitos desses músicos têm um vô ou um tio que participou do clube, existe essa ligação. Então, é uma iniciativa para não deixar perder essa cultura também – comenta Maria Rodrigues, a Fofa, integrante da diretoria.
A festa deste sábado terá animação do Batukaê e de outros cinco grupos da região. Os ingressos (revertidos para a reforma do prédio) custarão R$ 15 (elas) e R$ 20 (eles), à venda na hora. A festa começa às 23h. Já no próximo sábado (20), a função fica por conta do Samba do Mês, com participação de Juninho PC (ex-Pura Cadência).