Iniciativa que começou tímida, com apenas um dia de programação, a Battle in the Cypher chega a 10ª edição super consolidada, carregando a força representativa da cultura urbana na Serra com uma programação de uma semana de duração. A edição comemorativa começa nesta segunda-feira, em Bento Gonçalves. B.boys, b.girls, DJs, MCs, grafiteiros e outros artistas e entusiastas do universo hip hop de toda a América do Sul são esperados na cidade.
A maratona de atividades culturais inclui desde batalhas de dança, de rima e shows, até sessões de cinema, workshops e exposições de arte. Entre as principais atrações está o rapper paulista Marcello Gugu, que ficou conhecido nacionalmente depois de lançar a mixtape Até que enfim Gugu (2013) e que hoje utiliza o hip hop como agente de transformação social por meio de aulas e oficinas. Ele estará no Sesc de Bento no dia 18, às 16h.
A programação da Battle in the Cypher contará ainda com o artista urbano Iceman de Curitiba, que ministrará aula de caligrafia urbana. Vários DJs farão a trilha do festival, como o paraguaio Saturn, o porto-alegrense Zion, e o representante local Bugz. Veja outras informações sobre a programação aqui.
Vale mandar um salve ao pessoal da Nest Panos, que organiza a iniciativa desde o início e que, neste ano, prepara o média-metragem Nem Eu Sei de Tudo, filmado pela Âncora, e que vai mostrar a trajetória dos caras no meio do hip hop. Aguardemos.