As atrações no lineup da 8ª edição do Festival de Música de Rua já estão confirmadas e, mais uma vez, sonoridades criativas que reverberam diversas geografias e culturas, se reunirão na Serra. Um dos shows internacionais que pintará por Caxias é dos uruguaios do Cuarteto Ricacosa (ouça abaixo). Os caras propõem um flerte entre os universos do tango e da música uruguaia folclórica. Formado por Matias Romero (guitarra), Camilo Vega (guitarra), Martin Tejera (baixo e vocal) e Sebastian Rey (guitarra e vocais), o grupo abrange milongas, tangos e candombes, com temas instrumentais e cantados. O repertório é formado por composições próprias e clássicos dentro do estilo.
O show do Ricacosa será apresentado somente em Caxias, mas os paranaenses do Tuyo (ouça abaixo), outra atração de peso, circularão também por Bento. O show deles tem canções do álbum de estreia, Pra Curar (2018), que fez um enorme barulho dentro do cenário da música alternativa. Com vocais melodiosos e sonoridade passeando pelo folk, lo-fi hip hop e synth pop, a Tuyo promete ser aposta mais moderninha do Festival de Música de Rua.
Já entre as atrações locais, que sempre ganham destaque especial dentro da programação, os eleitos da vez são o tenor Dirceu Pastori, que se apresenta com o pianista Paulo Johann, o grupo Zingado, a banda Catavento, a Banda Marcial do Cristóvão de Mendoza, o espetáculo cênico-musical Histórias para Voar e a dupla de acordeonistas Karol Coelho e Rafael Siqueira.
Os shows em Bento Gonçalves serão no dia 4 de maio, na Rua Coberta. Em Caxias, os shows serão no estacionamento da UCS, no dia 5 de maio. Essa fase tem viabilização do Pró-Cultura LIC RS. Mas, antes disso, o Festival de Música de Rua também realiza apresentações em igrejas e escolas públicas de 22 a 28 de abril, com financiamento da LIC municipal.
Leia também:
Confira tendências que estarão presentes na 30ª edição da Festimalha
Caxias recebe estreia do filme "Guerra Fria", representante da Polônia no Oscar
2ª edição do Téti Festival se inicia nesta quinta e segue até dia 14, em Caxias
Universitárias de Caxias desenvolvem proposta de guarda-roupa compartilhado