A trajetória profissional do ator e bailarino Márcix Ramos o tornou reconhecido como ativista pela visibilidade LGBT nas artes. Dedicado a essas temáticas também no meio acadêmico, ele concluiu recentemente uma pós-graduação em Metodologia do Ensino de Artes, realizando a pesquisa Drama Queer, da Pedagogia Queer para a Dramaturgia Teatral. Em 2019, no entanto, os estudos de Márcix devem sair do campo das ideias para o da criação artística coletiva. A partir do dia 11 de maio, o profissional encabeça a criação de um grupo de teatro LGBT na cidade. Trata-se de um curso gratuito, com aulas sempre aos sábados, das 14h às 16h, no Teatro Moinho da Estação. As aulas vão até dezembro. A ideia tomou forma a partir da aproximação de Márcix com o Centro de Referência LGBT em Caxias.
Leia mais:
Gramado será sede de encontro LGBT
— Eles têm contato com o público que eu sempre quis atingir e nunca consegui com minhas produções artísticas. Eu busco o processo de construção de dramaturgia autoral, porque na maioria das vezes esses personagens LGBTs não existem nas dramaturgias, então precisa partir de um processo de criação, de significação, de registro, de identificação para quem assiste — comenta o ator, que ministrará as aulas de forma voluntária.
Márcix Ramos explica que todos os processos do curso devem ser realizados de forma bem horizontal, com a participação de todos.
— Esse curso é uma realização pessoal, estarei recebendo muito também. A ideia é ter esse grupo como uma referência de produção artística em Caxias, de pessoas que muitas vezes estão na periferia, que não têm acesso à arte, e passar a incluir essas histórias, essas estéticas, esses processos desses sujeitos também na produção artística — antecipa ele.
O curso é direcionado não somente a pessoas que se identificam como membros da comunidade LGBT, mas também a seus familiares e amigos. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo fone (54) 99161-3078.