Ocorreu um momento tenso durante a abertura da exposição Placentária, na noite da última sexta (8), em Caxias. Por volta das 22h, a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim sofreu uma infiltração com a forte chuva e os presentes precisaram ser retirados do espaço. Com curadoria de Ana Zavadil, a mostra reúne trabalhos impressionantes de 38 artistas mulheres e tem cunho feminista – o vernissage rolou justamente no Dia Internacional da Mulher. Algumas peças que ocupavam o chão da galeria precisaram ser colocadas em móveis para evitar que fossem danificadas. Nenhuma obra foi retirada da exposição.
Leia mais:
Frase que faz crítica a Daniel Guerra é apagada e reescrita em obra de arte interativa em Caxias
– Alguns minutos depois do início da chuva comecei a notar que havia entrada de água no fundo da galeria. E, rapidamente, essa água tomou conta da segunda parte da exposição. Os funcionários que estavam servindo petiscos foram para lá e tentaram retirar a água – relatou o publicitário Caio Britto, que estava presente como visitante na exposição.
O problema não é uma novidade no espaço, as infiltrações em decorrência de fortes chuvas já atingiram a galeria várias vezes desde sua inauguração, em 2004. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Joelmir da Silva Neto, há um projeto de revitalização do espaço aguardando análise técnica para contratação.
– Já faz tempo que isso vem acontecendo, temos preocupação em resolver para evitar que seja danificada qualquer obra exposta – apontou ele, no entanto, sem dar nenhuma previsão para início das obras.