A gente falou bastante sobre a vinda do artista pernambucano Derlon a Caxias, mas ainda não tínhamos mostrado por aqui o resultado do trabalho que ele veio realizar. Pois aí acima está a fachada lindona do Instituto SAMba com os personagens inspirados em cordel criados pelo grafiteiro – que tem trabalho reconhecido internacionalmente. Se você curte arte, tem o compromisso de passar por lá (na Rua Hércules Galló, 620) para conferir essa beleza de perto. A visita também reserva sessões de um vídeo que registrou todo o trabalho de Derlon em Caxias. Outro material audiovisual disponível por lá conversa artisticamente com o cordel de Derlon. Trata-se de uma entrevista que a coordenadora do Instituto SAMba, Jessica De Carli, realizou com o mestre da xilogravura e do cordel brasileiro J.Borges. O registro rolou em Bezerros, no interior de Pernambuco. Com Derlon ou J.Borges, o Instituto SAMba reforça a simplicidade e a força do artesanato brasileiro, uma bandeira importante.
Leia mais:
Grafiteiro recifense Derlon é uma das atrações do Instituto SAMbA, novo espaço de Caxias
3por4: Conheça mais sobre o Instituto Samba, que abrirá as portas em Caxias em breve
Visitas podem ser agendadas pelo fone (54) 3025.1101. O SAMba funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. r agendadas pelo fone (54) 3025.1101. O SAMba funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Outra iniciativa muito bacana que pode ser conferida lá no Instituto SAMba é o Projeto Ararinha, engajado na preservação das ararinhas azuis no Brasil. A espécie que foi extinta do território nacional em 2000 – e virou até personagem de filme, na animação Rio – agora estampa criações como capas de blocos de notas, cerâmicas e bolsas eco como essa da foto abaixo. Fazendo coro ao projeto de reintrodução das ararinhas em seu habitat natural, a Bahia, o Instituto SAMba convidou artistas plásticos locais para celebrar esses animais que representam tão bem nosso país. Participam do projeto Tanara Mallmann, Mara De Carli, Rafael Dambros e Vivi Pasqual (que assina a ilustração da ecobag na foto abaixo). Legal é que toda renda arrecadada com a venda dos produtos é revertida para atividades de conscientização ambiental, em parceria com ONGs ligadas à causa. Todas as peças estão disponíveis para venda no bazar do Instituto SAMba. Que boa pedida para o Natal, hein?