A Serra está novamente na rota criativa que recebe o aval do edital Natura Musical, o mais importante do país atualmente. Duas iniciativas de Caxias integram a lista de contemplados para o ano de 2019, divulgada nesta quinta (4). A banda Cuscobayo, que passou o ano todo viajando por vários cantos do país, inclusive integrando festivais importantes e mostras como a Feira Internacional da Música do Sul, de Curitiba, terá seu segundo disco gravado com a chancela do Natura Musical.
Outra iniciativa da cidade que está entre os contemplados foi criada justamente pensando no edital. Capitão do selo Honey Bomb Records por aqui, Jonas Bender Bustince formatou o projeto Sons que vêm da Serra, uma coletânea misturada com residência artística e revista. A ideia é contemplar 10 artistas (novos ou com trajetória já consolidada) que gravarão 10 faixas produzidas em parceria com o selo. Os selecionados serão escolhidos por meio de edital, que será aberto em breve.
— Serão 10 sessions dos artistas tocando suas músicas ao vivo no estúdio e uma revista com material editorial falando sobre essa vivência e dessa música criada naquele espaço e tempo, além da relação que a gente tem com a região que vive. A ideia é consolidar a Serra como um produtor de arte e de música, colocar a Serra, de fato, no mapa. Geograficamente, outras partes do Brasil são referência, queremos tentar fazer esse trabalho de ser um pontinho desses do onde sempre se espera coisas boas — comenta Jonas, integrante da banda Catavento, contemplada no edital 2018 ao lado da também caxiense Yangos e do Festival Brasileiro de Música de Rua.
Neste ano, o Rio Grande do Sul recebeu seis contemplados, ano passado foram quatro. Além de Cuscobayo e Sons que vêm da Serra, estão na lista Bloco da Laje, Projeto Concha, Saskia e Supervão.