Chegou a hora de conferir o resultado do trabalho de uma moradora de Antônio Prado empenhada em registrar um dos costumes mais tradicionais dos imigrantes italianos que vivem na região: o filó. Em novembro do ano passado, a coluna te contou que a administradora e cinéfila Maria Odete Meotti de Bairros havia sido selecionada pelo projeto audiovisual Revelando os Brasis. Finalmente, nesta sexta (5), o público da Serra poderá conferir o resultado do curta que ela produziu especialmente para a iniciativa. Filó é uma ficção de 15 minutos na qual a diretora e roteirista contribui para a preservação do patrimônio imaterial explorando temáticas como o dialeto talian, o jogo de mora, a valorização da família, a fé, etc.
– O fato de deixar um legado para cidade me marcou bastante. Gosto de poder demonstrar em imagens o espírito do filó, de união, confraternização e paz, muito diferente do mundo em que vivemos hoje – comenta Maria Odete.
Filó ganha sessão especial de estreia em Antônio Prado nesta sexta, às 19h, na Praça Garibaldi. A entrada é gratuita. O filme integra a seleção de 15 curtas produzidos pelo projeto Revelando os Brasis Ano VI em cidades com até 20 mil habitantes. A iniciativa tem patrocínio da Petrobras e realização do Instituto Marlin Azul.
Veja o trailer do curta abaixo:
Leia também:
3por4: Psiquiatra Nelio Tombini é atração na Feira do Livro de Caxias
3por4: Dois caxienses integram a lista de contemplados do Natural Musical 2019
3por4: Conheça uma das atrações inéditas da feira Mercado Chic, que ocorre em Caxias sábado
Escritora peruana Gloria Kirinus aborda o despertar do encanto pelas letras em palestra nesta sexta-feira, em Caxias