Ao longe, soldados e tambores / Alunos e professores / Acompanhados de clarim / Cantavam assim... Elza Soares usou os versos da canção Heróis da Liberdade (gravada por ela em 1969) para abrir o vídeo que gravou especialmente para os alunos da Escola Municipal Alfredo Aveline, de Bento Gonçalves. A gurizada escolheu a cantora como uma das homenageadas do projeto Vozes que Encantam e Empoderam, que insere a arte e a cultura no processo de aprendizagem.
– Vamos seguir a nossa educação, eu estou muito feliz de estar participando desse momento. Quero dizer parabéns a essa cidade linda, maravilhosa. Bento Gonçalves, meu coração é de vocês, dos meus professores e dos meus alunos. Muito obrigada! – disse a cantora, na gravação.
Quem recebeu o vídeo foi Eliana Passarin, uma das professoras envolvidas na iniciativa multidisciplinar que, neste ano, celebrou o legado artístico de Elza, além de Elis Regina e Cecília Meireles.
– Quando chegou no meu WhatsApp eu quase desmaiei. Depois disso, os alunos também ficaram muito mais motivados – contou ela.
A ideia do Vozes é falar de gênero e direitos de igualdade por meio da biografias das três grandes homenageadas deste ano. Na próxima sexta (dia 17), às 19h, a Casa das Artes recebe uma apresentação multicultural em homenagem à Elza, Elis e Cecília, com participação de quase 200 estudantes do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio. Vale lembrar que, no ano passado, o mesmo projeto homenageou Vinícius de Moraes e chegou à final do Prêmio RBS de Educação.
Leia também:
Agenda: Ópera "O Quatrilho" tem sessões em Caxias e Bento Gonçalves
A evolução da camisa inspira exposição que abre terça-feira nas Lojas Magnabosco, em Caxias
3por4: Saiba como foi o lançamento de "Ansiedade na Cidade", dos caxienses da Catavento
3por4: exposição "Portas pelo Mundo", com fotografias assinadas por Fabio Grison, abre nesta sexta em Caxias