Paraíso das múltiplas e caóticas linguagens estéticas, a urbanidade é a matéria-prima de um projeto muito bacana que toma forma em Caxias a partir desta terça. O coletivo Viva.Cidade chega para pensar, respeitar e transformar o espaço onde vivemos como um organismo vivo, pensante e democrático. Os projetos do coletivo devem abranger iniciativas que envolvam áreas como Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, Psicologia e outras.
O Viva.Cidade é, na verdade, um desmembramento mais oficial da iniciativa Limpa Caxias — surgida de forma embrionária ainda em 2012, com o movimento Limpa Caxias — iniciativa idealizada por Tiago Fiamenghi que promoveu debates sobre poluição visual e intervenções no patrimônio histórico, contribuindo muito no ambiente. Com o tempo, mais pessoas foram aderindo ao projeto, e agora o Viva. Cidade pretende expandi-lo.
— Não acredito em outra forma de construir senso de pertencimento sem a participação das pessoas — defende Fiamenghi, cofundador do Viva.Cidade.
O lançamento oficial do coletivo vai ocorrer nesta terça, a partir das 19h, na Biblioteca Parque. O encontro integra o projeto Saergs Na Estrada, promovido pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs). A atividade vai contar ainda com a participação da galera do TransLAB.URB (parte do grupo está na foto o psicólogo social Rafael Knebel e os arquitetos Mario Prati, Leonardo Brawl e Fernanda Fedrizzi), coletivo que realiza intervenções em Porto Alegre. O grupo ministrará a palestra "Criação de Rede Distribuída e Empoderamento do Espaço Público".