Uma boa amostra do potencial dos artistas independentes de dança na região poderá ser conferida durante uma iniciativa tri bacana batizada de Investida - Semana da Dança. A mostra é alusiva ao Dia Internacional da Dança e será sediada nesta quarta e quinta-feira, às 20h, no TME (espaço que fica no Moinho da Estação). Valorizando a força artística local, os trabalhos que integram a programação pretendem ainda levantar boas discussões abordando temas como as questões de gênero, o tempo e o movimento em suas derivas contemporâneas, ou o lugar da dança no cotidiano humano contemporâneo. Entre os participantes estão o grupo Quarta Parede Processos Contemporâneos, o bailarino David Cruz e o Coletivo Oásis (de São Marcos).
Uma boa pedida da programação é a pré-estreia do novo trabalho coreografado por Ney Moraes. Em Fragmento 1 (foto), os movimentos das bailarinas Paula Giusto e Assaury Gonçalves evocam a linha tênue entre dominação e alienação que perpassa as relações contemporâneas nos âmbitos de poder. Conceitos de ação e reação e de atividade e passividade também compõem a montagem.
A programação fica assim: na quarta se apresentam três grupos de Caxias e um de São Marcos; e na quinta o programa conta só com grupos caxienses, seguido de bate-papo sobre o panorama atual da dança conduzido por Tatiana da Rosa, Gislaine Sacchet, Cristina Lisot, Cristina Calcagnotto e Carlinhos Santos. Já Fragmento 1 poderá ser visto em ambos os dias. Ingressos serão vendidos no dia a R$ 10 e R$ 5 (estudantes e classe artística).