A moda sustentável encontra a solidariedade num bonito projeto que a empresária aposentada Liane Cósta tem encabeçado em Caxias. O Descarte do Bem utiliza peças de bijuterias sem uso – aquelas que estão no armário de praticamente todas as mulheres – para customizar e embelezar roupas que posteriormente serão doadas para instituições sociais.
Ajudar o próximo sempre esteve entre as preocupações de Liane, constantemente envolvida em atividades voluntárias. Assim, o Descarte do Bem surgiu de uma forma muito natural, já que Liane costumava comprar material para customizar roupas descartadas por amigos e pela família. A ideia era deixar as peças mais bonitas e alegrar quem as receberia. Ao longo do tempo, a voluntária percebeu que seu próprio armário guardava muita coisa potencialmente utilizável nessas customizações.
– Daí comecei a pedir para a mulherada doar suas bijus sem uso. Eu desmancho e customizo peças que as instituições ganham na Campanha do Agasalho ou outras que eu mesmo recebo para doações. É um trabalho que valoriza muitos as peças – justifica ela, que também faz filtro dos sonhos e outras peças de artesanato.
Cada doação recebida passa por uma triagem e depois segue para o destino solidário mais adequado. Por exemplo, tempos atrás, Liane fez a festa de senhoras de um asilo ao entregar vários brincos de pressão que havia recebido como doação. Já as peças menores e desmontáveis se transformam em detalhes para embelezar as roupas.
– Tudo se reverte em saúde, alegria e entusiasmo. Você vê o brilho no olho da pessoa ao receber algo que ela não esperava – conta, sobre as recompensas que o projeto traz.
AJUDE: Você pode contribuir com o Descarte do Bem doando materiais como bijuterias, fitinhas, rendas, pedrarias, miçangas, lantejoulas, etc. As doações podem ser entregues na recepção do jornal Pioneiro (com a indicação Descarte do Bem). Também é possível combinar com a própria Liane via WhatsApp pelos números (54) 99976-8801 ou 99130-6562.