O caxiense Renan Isoton, 29 anos, venceu o 36° Prêmio UCS Sultextil, realizado na noite da terça-feira. O desfile, no Campus 8, teve participação de 17 formandos do curso de Design de Moda da universidade. Renan fez uma relação da passagem do tempo, que era o tema geral do concurso, com a formação e a mutação do gosto.
— O gosto passa por mutações e o tempo é determinante disso. Uso como exemplo o modernismo na arte, inicialmente esses artistas eram considerados ruins, mas hoje têm grande importância para o mundo da arte. Também faço outro link... todo meu TCC foi feito com tecidos reutilizados do Banco de Vestuário, eles eram descarte e agora se tornam tecidos que imitam tecidos de luxo, com estudo prévio de caimento, de composição — conceitua Renan, que é coordenador do Banco de Vestuário e pretende engatar um mestrado na área da moda.
O trabalho dele também buscou inspiração no uso de filtros de imagens, tão comuns em aplicativos de celular:
— Estamos num período onde a imagem digital tem muito espaço na vida das pessoas. Os filtros deixam o real melhor, porém, é um real artificial. As pessoas estão vendo que o belo está em fotos que imitam uma grande arte, que é o que eu faço com minha coleção, usando tecidos que antes foram descartados.
A menção honrosa ficou com a aluna Mariá Lorenzi Ribeiro. Nesta quarta, às 20h, rola no Campus 8 o desfile da disciplina de Laboratório de Criatividade, coordenada por Sergio Lopes e que desafia os alunos a trabalharem com materiais alternativos.