A relação de Gramado com o cinema é tão forte que a vivência com atuação/filmagem/edição é uma realidade até mesmo para alunos da rede municipal. Responsável por isso é o EducaVídeo, projeto encabeçado pela Secretaria Municipal de Educação e Gramadotur (em parceria com as secretarias de Turismo e de Cultura) que garante o acesso da gurizada ao mundo da sétima arte e os integra inclusive na programação do glamouroso Festival de Cinema de Gramado.
Leia Mais:
Tadiane Tronca evita comentar a polêmica envolvendo verba do Financiarte
3por4: Comercial de fim de ano da Stella Artois foi gravado em Garibaldi
Em 2017, o EducaVídeo recebeu mais de R$ 500 mil do governo federal em equipamentos de última geração para serem explorados pelos alunos. Um dos resultados dessa investigação artística será conhecido nesta terça, com o lançamento do teaser da primeira websérie assinada pelo projeto EducaVídeo. O trabalho contou com a participação de 12 alunos, que atuaram na frente e atrás das câmeras, assinando desde a criação do roteiro até a edição do material. A história acompanha um grupo de adolescentes que investiga a morte de uma amiga e as locações contaram com livrarias, praças e até mesmo cemitérios de Gramado.
O lançamento do teaser será às 19h desta terça na polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Gramado, junto à Escola Municipal Dr. Carlos Nelz. Completa, a websérie contará com seis capítulos, disponibilizados no canal EducaVídeo Gramado no YouTube em 2018. Os estudantes também trabalham na produção de um documentário sobre a Corrida pela Vida de Gramado, do Instituto do Câncer Infantil (ICI), que ocorre anualmente na cidade. O filme será lançado durante o 46º Festival de Cinema de Gramado, entre 16 e 25 de agosto de 2018.