Começa nesta quarta, em Gramado, uma programação cheia de arte e tradição. O Festival Internacional de Quilt e Patchwork chega a 20ª edição e movimenta o Centro de Eventos da Faurgs até este sábado. A iniciativa, que ocorre desde 1998 ininterruptamente, deve receber cerca de oito mil visitantes do Brasil e América Latina. Os trabalhos em arte têxtil são a grande atração do festival, que oferece ainda oficinas, cursos e palestras aos interessados em aprender as técnicas dos belos trabalhos expostos por lá. O setor se mobiliza também com 50 expositores que oferecem todos os tipos de materiais necessários para a confecção das peças, desde tecidos diferenciados a novidades em maquinário.
Já na abertura do festival, às 17h de hoje, serão conhecidos os vencedores da mostra competitiva em categorias como painel tradicional, painel figurativo, painel artístico, painel tecido único, painel estreante, colcha, pequenos quilts e miniaturas. São 62 trabalhos concorrentes que serão avaliados por juízes credenciados da Associação Brasileira de Patchwork e Quilt (ABPQ).
Outro ponto alto da programação é a Parada do Quilt, marcada para o sábado, às 13h30min (com saída da Rua Coberta em direção ao festival). A ideia é reunir todos os participantes, expositores, alunos e visitantes num desfile pelas ruas de Gramado. A trilha será garantida pela Banda Marcial de Gramado.
Ingressos custam R$ 20 ou R$ 10 (meia) por dia. Programação completa em www.festivalquiltpatchwork.com.br.