Nos anos 1960, o artista Hélio Oiticica questionava o papel do espectador na arte com a criação dos parangolés, obras que podiam ser vestidas e manipuladas de diferentes formas pelas pessoas. Eis que agora a edição sul do Intercom 2017 revisita o termo para determinar a linha das reflexões que devem ocupar o campus da UCS de quinta, a sábado desta semana. O tema do encontro é Parangolé Midiático, que remete à ação, à inquietação e à diversidade que envolvem principalmente o contexto das tecnologias digitais. O Intercom deve reunir em Caxias cerca de dois mil congressistas entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área. Neste ano, a UCS tem 10 finalistas na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que contempla 69 categorias.
Mas o Intercom tem ainda programação aberta à comunidade e gratuita. Um exemplo é o espetáculo de abertura do congresso, que contará com a Orquestra Sinfônica da UCS apresentando repertório alusivo ao movimento Tropicália, nesta quinta, às 20h30min, no UCS Teatro. Outra atração é o
Festival do Minuto, que levará quase 100 produções audiovisuais ao UCS Cinema. As sessões ocorrem ao meio-dia, na quinta e na sexta, e terão trabalhos de todo o Brasil nas categorias mostra universitária, melhores minutos de 2016, e mostra animação infanto juvenil.
Leia Mais:
3por4: Semana da Fotografia de Caxias do Sul está com inscrições abertas para exposições
Thedy Corrêa ministra palestra sobre música e criatividade, em Bento
Outras informações sobre o Intercom estão no www.frispit.com.br/intercomsul2017.