Faz algum tempo que uma sequência do longa alemão A Queda - As Últimas Horas de Hitler (lançado em 2005) virou terreno fértil para memes da internet. Alguém percebeu potencial humorístico num trecho totalmente sério e pesado, no qual o líder nazista discursa ferozmente com integrantes de sua base quando descobre que a guerra está perdida. Já que apenas uma parcela do mundo entende alemão, a técnica é trocar as legendas e inventar as mais hilárias paródias. Foram tantas até hoje que até o diretor do filme, Oliver Hirschbiegel, já se manifestou positivamente sobre as versões.
Leia mais:
Sociedade por João Pulita
Que tal provar coxinha com massa de batata-doce?
1º Ilustra's Stock ocorre nesta quinta-feira, em Bento Gonçalves
Pois Caxias ganhou uma paródia de A Queda para chamar de sua. O responsável é Raffael Souza (no detalhe), 26 anos, que tem uma página homônima no Facebook. O caxiense de 26 anos conta que trabalhava como gerente de treinamento numa empresa de sistemas, mas há 15 dias resolveu dedicar-se somente ao humor. O vídeo com a versão “gringa” de A Queda foi publicado por ele no domingo, e já ultrapassou os quatro mil compartilhamentos e as 120 mil visualizações na plataforma.
– Isso sem contar o pessoal que está compartilhando por WhatsApp. Eu mesmo recebi o vídeo em vários grupos que participo – comemora.
Na versão de Raffael, Hitler fica chateado porque está tentando viver como um caxiense, mas não conseguiu vaga em nenhuma “firma”. Ele também cita costumes locais como falar “cacetinho” e “nêne”, ou comer bergamota e agnoline. Até a instabilidade do clima serrano virou piada.
– Quero seguir nessa linha, mostrando como o caxiense vive, o pessoal se identifica muito – diz ele, sobre estratégia de humor usada por outros comediantes da cidade como Caciano Kuffel e Elzinga.