O Centro de Leitura Quindim, sediado em Caxias do Sul, realiza o Festival Internacional de Literatura Infantil Brasileira e o 1º Seminário Internacional de Literatura Brasileira para Crianças e Jovens – Imagens e Palavras sem Fronteiras, em Xangai, na China.
Os eventos serão realizados entre os dias 17 e 20 de novembro e têm por objetivo aproximar dos países orientais a produção literária brasileira para crianças e jovens e mostrar a diversidade e a qualidade dos artistas brasileiros que ao longo de décadas se dedicam ao universo simbólico da palavra e da imagem.
Leia também:
"Vejo uma cena literária crescente", diz indicada ao Jabuti e ao Açorianos
3por4: Fãs caxienses posam com Axl
– Além de contribuir para termos um Brasil de leitores, queremos que a literatura produzida aqui ganhe, cada vez mais, espaço no mercado editorial internacional e que universidades, escolas e pesquisadores trabalhem com a nossa literatura. Precisamos ultrapassar fronteiras e fazer com que a literatura infantil brasileira seja também apreciada nas demais nações. Esse é mais um de nossos compromissos no campo da promoção da leitura – ressalta o diretor do Quindim, o caxiense Volnei Canônica.
O 1º Seminário Internacional de Literatura Brasileira para Crianças e Jovens, na China, terá na sua programação mesas de bate-papo entre escritores, ilustradores e especialistas em literatura brasileira e convidados de outros países, como China e Líbano.
Os participantes brasileiros são Graça Lima, Marcelo Pimentel, Mariana Massarani, Marina Colasanti, Roger Mello e Volnei Canônica. Já os convidados de outros países são Mingzhou Zhang (vice-presidente do International Board on Books for Young People _ IBBY - China), Junko Yokota (ex-presidente do Prêmio Caldecott e IBBY EUA) e Fatima Sharafeddine (escritora do Líbano).
Incentivo à leitura
3por4: Iniciativa caxiense chega à China
Centro de Leitura Quindim está promovendo seminário internacional
GZH faz parte do The Trust Project