Nesta sexta-feira (24) José Bianchi lança sua obra de estreia Lavradores de Enxada, fruto de extensa pesquisa. A sessão de autógrafos inicia às 19h, no Zarabatana Café. E vai ter filó com a presença do Grupo Girotondo pra galera entrar no clima da temática da obra.
Apaixonado por ouvir pessoas e querendo muito descobrir a própria história, Bianchi partiu de Caxias do Sul, em 2019, para uma viagem à Itália em busca de suas origens. Ele só não imaginava que a experiência transformaria por completo sua vida e seria o início de uma pesquisa que durou quatro anos e o fez percorrer muitos caminhos. Foi durante a visita aos lugares de origem dos bisavós Ernesto Bianchi (Veneza) e Maria Centelleghe (San Gregório Nelle Alpi) que a obra foi se desenhando na mente do autor.
— Eu não procurei apenas contar o que já está nos livros, mas sim dar voz a quem ainda não havia sido ouvido. Contar o que as pessoas tinham a dizer sobre tudo o que ocorreu. Também registrei fatos descritos em jornais e depoimentos que ainda não estavam em livros — revela Bianchi.
A partir desse recorte, o autor lançou um novo olhar sobre a vinda dos imigrantes ao Brasil, mais especificamente ao Rio Grande do Sul. Bianchi não fala apenas dos italianos, mas também conta histórias de espanhóis, portugueses, holandeses, alemães, poloneses, suecos, franceses, suíços e indígenas. E, atualizando os movimentos migratórios recentes, o autor entrevistou um grupo de venezuelanos que veio para o Brasil em busca de trabalho e também abordou a vinda de haitianos e senegaleses.
O livro tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural de RandonCorp, Guinchos Vanin e Paris Administração e Participações.
Programe-se
- O quê: Lançamento do livro Lavradores de Enxada, de José Bianchi.
- Quando: sexta-feira (24), a partir das 19h.
- Onde: Zarabatana Café - Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 - Panazzolo, Caxias do Sul)
- Quanto: O livro estará à venda por R$60 (preço promocional de lançamento). Preço de capa, R$ 98.
Sobre o autor
José Bianchi é pós graduado em Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciência da Saúde, através da UCS. Foi presidente do IPAM (Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul), secretário municipal de Administração de Caxias do Sul e diretor administrativo da Câmara de Vereadores de Caxias. Aposentou-se no cargo de Oficial Legislativo, pertencente ao quadro de carreira da Câmara. Lavradores de Enxada é sua obra de estreia.
Pesquisa itinerante
- A pesquisa envolveu personagens residentes nos seguintes municípios:
- Veranópolis,
- Roca Salles,
- Coronel Pilar,
- Garibaldi,
- Bento Gonçalves,
- Monte Belo,
- Pinto Bandeira,
- Farroupilha,
- São Marcos,
- Caxias do Sul,
- Nova Petrópolis,
- São José do Hortêncio,
- Feliz,
- Vale Real,
- Alto Feliz,
- Morro Reuter,
- Santa Maria do Herval,
- Sapiranga,
- Montenegro,
- São Vendelino,
- Tupandi,
- Picada Café,
- Carlos Barbosa,
- Barão,
- Nova Pádua,
- Nova Roma do Sul,
- Vila Flores,
- Santo Antônio do Palma,
- Flores da Cunha,
- Antônio Prado.