Era para ter sido apenas mais um protocolar convite da organização de uma feira do livro a um escritor que seria homenageado como patrono. No entanto, o que se viu em Carlos Barbosa destoa do roteiro tradicional.
Na última quarta-feira (21), o cineasta e escritor barbosense Ivanir "Boca" Migotto recebeu e aceitou o convite para ser patrono da vice-prefeita Beatriz Martin Bianco e do diretor-presidente da Fundação de Cultura e Arte (Proarte), Eliseu Demari. Logo após o anúncio oficial, feito no site da prefeitura e nos perfis município de Carlos Barbosa e Proarte, no Facebook, a reação contrária à indicação do escritor foi imediata, com ameaças de boicote ao evento.
O desfecho desse roteiro ocorreu no dia seguinte, quinta-feira (22), com dois anúncios, novamente nas redes sociais. Primeiro, no perfil pessoal de Boca Migotto, explicando a desistência. E, logo a seguir, a Proarte emitiu comunicado oficial:
A Fundação de Cultura e Arte - Proarte informa que recebeu na tarde desta quinta-feira, 22 de fevereiro, mensagem de desistência do senhor Ivanir "Boca" Migotto sobre o convite para ser patrono da 32ª Feira do Livro de Carlos Barbosa. A Proarte lamenta, mas compreende a decisão, reitera a relevância do artista para a cultura barbosense e comunica que o referido evento, marcado para novembro, excepcionalmente não contará com a figura de um patrono. Carlos Barbosa/RS, em 22/2/2024.
Por telefone, o diretor-presidente da Proarte reiterou que a Feira de Carlos Barbosa, excepcionalmente, não terá patrono, e explica que a desistência do escritor vai resultar também na adaptação da programação:
— O convite aos patronos sempre é feito em fevereiro para termos um tempo de construir a programação, que, por vezes, carrega um pouco o perfil do patrono, a depender do envolvimento dele com a Feira. O que determinamos é que a Feira deste ano não terá essa figura, porque consideramos um constrangimento convidar uma outra pessoa pra substituí-lo.
Nas últimas edições, os patronos foram Luis Dill (2021), Dilan Camargo (2022) e Letícia Wierzchowski (2023). A 32ª Feira do Livro de Carlos Barbosa ocorre de 4 a 9 de novembro, no Centro Cultural Mãe de Deus (Salão Paroquial).