Depois da Semana Nacional dos Museus, chegou a vez da 7ª edição da Semana Nacional de Arquivos. Aqui em Caxias do Sul, as atividades ocorrem no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, no bairro de Lourdes. Há ainda exposições virtuais que podem ser conferidas pelo público. O evento se inicia no sábado (3) e segue até o dia 9 de junho.
Os arquivos são mais do que guardiões da memória. Neles o presente revisita o passado, reflete e amplifica as perspectivas de compreensão de uma comunidade, como é o caso de Caxias, inserida nesta região do Estado. Por isso, a Semana acaba servindo de ponte para aproximar a comunidade de seus arquivos.
Entre as ações, destaque para a visita mediada especial AHMJSA: território de vidas, no dia 7 de junho, com a participação de moradores do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, aqui de Caxias. O evento será aberto à comunidade e tem acesso gratuito. Serve ainda como forma de dar seguimento a uma atividade realizada em novembro de 2022, durante o Mês da Consciência Negra no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Programe-se
Exposição virtual "AHMJSA: território de vida", de 3 a 9 de junho. A exposição acontece de forma permanente, aberta e online, disponível neste site.
- A mostra faz um apanhado sobre a atuação do Arquivo Histórico Municipal, no período de maio de 2022 a abril de 2023, proporcionando ao visitante conhecer atividades voltadas à Educação Patrimonial e ações culturais que buscam a representação da diversidade de sujeitos e de culturas que dão forma à sociedade e à nossa história.
Visita mediada especial "AHMJSA: território de vidas", com a participação de moradores do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz. Atividade é gratuita e aberta à comunidade, no dia 7 de junho, a partir das 19h.
- Após a atividade, será construído entre os servidores da instituição e os moradores do Beltrão de Queiróz, uma espécie de "intercâmbio cultural", por meio da visita do Arquivo Histórico Municipal à comunidade, conhecendo sua realidade ao percorrer seus becos e vielas. A ação conta com o apoio do Vielas Espaço Cultural e do S.E.R. Caxias do Sul, que disponibilizarão o transporte dos moradores que participaram da visita mediada.
Exposição Virtual "Caminhos dos Arquivos: nossas histórias, nossas lembranças", de 3 a 9 de junho. A exposição acontece de forma permanente, aberta e online, acessando este link.
- Trata-se de uma exposição virtual que permite ao visitante conhecer algumas instituições responsáveis pela preservação dos registros documentais que configuram a memória do Rio Grande do Sul, resultado da colaboração entre o Arquivo Público do Estado do RS e diversas outras instituições de arquivo e de memória do Estado.