A partir desta segunda-feira (15) Menino Mãe está disponível no YouTube e nas principais plataformas de streaming. A composição é da sergipana Larissa Ferreira, que atualmente mora em Caxias do Sul, e assina agora como Ará.
O primeiro single de sua carreira explora saberes ancestrais e o poder feminino. A letra é uma homenagem ao artista pernambucano Flor das Chagas, um "amigo de alma cantante" que Ará conheceu pela internet e com quem logo estreitou laços.
— Quando vejo a proximidade de Flor com as figuras femininas da comunidade em que vive, consigo enxergar uma conexão bonita entre o masculino e o feminino, uma busca por conhecimentos ligados aos saberes e fazeres das mulheres antigas. E quando falamos de ancestralidade, também estamos falando de sensibilidade, intuição e cuidado com a Mãe Terra. Essa música descreve um menino de consciência imensa, nascido em um lugar dolorido e renascido para mudar o mundo com a delicadeza e o poder do feminino que o habita — explica a cantora.
O homenageado participou da gravação à distância, enviando trechos de voz que foram incorporados à faixa no trabalho de mixagem, assinado por Cardo Peixoto.
— Nunca tinha ganho uma canção de presente, me emocionei muito. Conheci o trabalho de Ará pelas redes, cantando uma canção do Víctor Jara. A conexão foi instantânea, algo raro, um magnetismo muito bonito. É um prazer imenso fazer parte deste momento. Menino Mãe é uma canção de profundidade, que fala sobre o cuidado com as forças da natureza, que é o que nos dá energia e nos mantém vivos. Essa música é pra gente sentir a grandeza cósmica da natureza — comenta Flor.
Projeto Fêmeas
Menino Mãe é a primeira música do projeto Fêmeas, álbum de estreia de Ará, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024.
O lançamento do single tem produção cultural de Jaque Pivotto, com apoio do Instituto Cultural Taru. A identidade visual foi desenvolvida pela agência Fora dos Trilhos - Laboratório de Ideias.
Nome artístico de Larissa Ferreira, Ará é uma palavra de origem indígena que remete ao vento e aos pássaros, além de ser a partícula inicial de Aracaju, sua terra natal.
Mais informações e bastidores do trabalho da artista podem ser conferidos no perfil do Instagram @ara.artista.