Seguindo na linha de exibir filmes da cinematografia contemporânea mundial, encerra-se o ciclo de exibições gratuitas da temporada 2022 do projeto Cinema na Estação.
De quarta-feira (9) a sábado (12), às 19h30min, na Biblioteca Parque, junto ao Largo da Estação, a programação prevê a exibição de filmes do Chile, Palestina, Austrália e Dinamarca.
A realização é da Varsóvia Educação e Cultura, com a curadoria do produtor cultural e cineasta Robinson Cabral.
Confira a programação completa a seguir:
Quarta-feira (9), às 19h30min – Machuca (Chile), de Andrés Wood
Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende, decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um de les manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.
Quinta-feira (10), às 19h30min – O Grande Chefe (Dinamarca), de Lars Von Trier
O dono de uma empresa de tecnologia de informação decide vendê-la, mas tem um problema. Para respaldá-lo em decisões impopulares ele criou um chefe fictício, que sempre levava a culpa pelo que ocorria. Agora os futuros compradores exigem negociar com este chefe e, para resolver esta situação, o dono decide contratar um ator para se fazer passar por ele.
Sexta-feira(11), às 19h30min – Paradise Now (Palestina), de Hany Abu-Assad
Amigos de infância, os palestinos Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef) são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados à fronteira. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, com bombas escondidas em seus corpos, Khaled e Said devem enfrentar seus destinos e defender suas convicções.
Sábado (12), às 19h30min – Shine (Austrália), de Scott Hicks
Desconhecido chega em um bar em uma noite de muita chuva, logo demonstrando ser extremamente excêntrico e estar totalmente perdido. Assim, a dona do estabelecimento o leva para casa e neste momento é descortinado um flashback da vida do desconhecido, que desde criança já dava indícios de ser um brilhante pianista.
Apoios e incentivos:
O projeto Cinema na Estação tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com Apoio Cultural das Empresas Randon e Focco Soluções em Gestão.