Diversificar a matriz econômica será um dos desafios do próximo prefeito de Caxias do Sul. A constatação não é nova, mas foi ratificada neste domingo (6) pela economista e professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Maria Carolina Gullo durante a programação especial de eleições da Rádio Gaúcha Serra. E o que Maurício Scalco e Adiló Didomenico, candidatos que agora disputam o segundo turno, têm a propor? Como irão viabilizar essa necessidade? Muito se falou, durante o primeiro turno, por exemplo, sobre o potencial do turismo. Mas como tornar a atividade turística economicamente viável?
Maria Carolina tocou também em outro ponto fundamental: a estrutura oferecida às empresas e funcionários. E não se trata apenas de incentivos fiscais. Mobilidade urbana é uma das questões importantes e que precisa de atenção. Trabalhadores que não têm ônibus fretado dependem do transporte coletivo, que tem deixado a desejar. Quem mora em bairros mais afastados do Centro, principalmente, pede uma oferta maior de linhas e horários de ônibus.
A geração "nem-nem" (nem estuda nem trabalha) é outro desafio apontado pela economista. Como fazer com que os jovens frequentem escolas, cursos profissionalizantes e universidades e ingressem no mundo do trabalho? A falta de mão de obra qualificada é uma reclamação frequente dos empresários. Além disso, o mercado de trabalho mudou, com novos formatos, e é preciso se adaptar, segundo Maria Carolina.