Natural de Pelotas e morador de Porto Alegre, Bruno Sias Rodrigues foi escolhido o melhor sommelier do Rio Grande do Sul 2024. O concurso foi realizado nesta quinta-feira (5), no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves. Lucas Manzoni Uliana, de Monte Belo do Sul, conquistou o segundo lugar e Emmanuel Vinícius Franco de Abreu, de Bento, ficou com a terceira colocação.
Bruno tem formação como sommelier profissional e sommelier master, além de certificado em harmonização essencial. Ele atua como sommelier e consultor de uma importadora de vinhos.
Os finalistas foram avaliados por um júri formado por especialistas, imprensa e convidados de áreas relacionadas ao setor do vinho em cinco blocos temáticos: degustação às cegas, serviço de espumante, identificação de líquidos, harmonização e carta de vinhos. Cada um teve meia hora para realizar a prova.
A edição deste ano teve recorde de inscritos: 12 candidatos realizaram a prova no dia 13 de agosto. Os três com as maiores notas se classificaram para a final. O concurso de melhor sommelier do Estado é realizado pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).
A responsabilidade em ser jurada
Tive a honra de ser jurada do concurso de melhor sommelier do RS e fiquei impressionada com a qualidade do trabalho de Bruno, Vinícius e Lucas. Cumpriram todas as etapas da prova sob a pressão do tempo e dos olhares dos jurados e de quem acompanhava pela transmissão online.
Pude reforçar, durante o concurso, ao ver a dedicação e o conhecimento dos três finalistas, a importância do sommelier. O bom profissional é fundamental não apenas para indicar um bom vinho, mas para ajudar, especialmente, quem não está inserido neste universo.