A comemoração dos 70 anos da Fras-le nesta segunda-feira (15) durante a reunião-almoço da CIC teve tom festivo, claro, mas foi também um momento para reforçar compromissos da empresa. Um deles é com mais oportunidades para mulheres. A meta da companhia é dobrar o número de lideranças femininas até 2025. Hoje, 16% dos cargos é preenchido por mulheres. Em 2021, quando o objetivo foi lançado, eram 11%.
— Nós temos um desejo de chegar a 22% até o final do ano que vem. Temos uma jornada de desenvolvimento, captura, retenção de talentos. Essa agenda é compartilhada com a Randoncorp, então, a gente olha a Randon como um todo, todas as suas unidades. Independente da vertical que a gente esteja falando, queremos ter 22% de mulheres dentro do nosso corpo de executivos e de lideranças — destaca Anderson Pontalti, COO da Frasle Mobility.
Outro compromisso é a sustentabilidade. Está em construção na unidade de Forqueta uma caldeira de biomassa que deve estar em operação no final do ano e funcionando a pleno a partir de janeiro de 2025. O novo equipamento promete diminuir os níveis de consumo de combustíveis fósseis como gás natural. O projeto tem potencial para redução em 60% das emissões de gases de efeito estufa da Frasle Mobility, o que equivale a uma redução de 20% das emissões consolidadas da Randoncorp.
A Frasle Mobility tem atualmente 5,5 mil funcionários e 11 plantas industriais e está presente em 125 países. A receita líquida consolidada da companhia fechou o ano de 2023 somando R$ 3,4 bilhões, 10,8% maior que a registrada no ano anterior.
Homenagem à família Stedile
Durante a reunião-almoço comemorativa, Daniel e David Randon homenagearam a família Stedile com uma aquarela com o retrato de Francisco Stedile, fundador da Fras-le. A obra do artista caxiense Antonio Giacomin foi entregue a Alfredo, filho de Stedile. Giacomin é autor das 12 telas que compõem a exposição "Nossa História em Aquarelas", lançada nesta segunda-feira na CIC Caxias, e que conta os 70 anos da Fras-le.
A empresa foi fundada em 1954 pela família Stedile e, a partir de 1996, passou a ser controlada pela Randoncorp.