O enólogo Marcos Locatelli Carlesso é o novo presidente da Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga). Vice-presidente da última gestão, ele será responsável agora por conduzir a entidade entre março de 2024 e março de 2026. Carlesso terá como vice Talita Nicolini Verzeletti.
Com 37 anos, o profissional tem experiência na Embrapa, Chandon e Casa Valduga. Hoje, atua na empresa da família, a Vinícola Carlesso. Além de enólogo, tem formação em Gastronomia e Administração.
Para o novo presidente, uma das maiores dificuldades do setor é a concorrência com os importados. A produção da Serra é de qualidade, mas não consegue competir com os valores dos vinhos de fora.
— Temos nos superado a cada safra, com novas tecnologias, mas tem a questão dos tributos e a concorrência. A Argentina, por exemplo, está em crise e os preços ficam muito atrativos — destaca.
A nova gestão é formada ainda por Guilherme Henrique Pedrucci (secretário) e Rudinei Cerutti (tesoureiro). Carlesso assume no lugar de Adalberto Bortolini, que agora passa a compor o Conselho Fiscal ao lado de Pedro Luiz Mânica e Letícia Conzati Agostini.