Feira que antecipa as tendências da moda que estarão nas vitrines das lojas, a Fenin Fashion, em Gramado, é também espaço para debates e capacitação. No projeto Fenin Talks, expositores e lojistas conferem palestras sobre temas do universo da moda e aprendem a vender mais e melhor.
Nesta quinta-feira (26), Bruno Fernando, empreendedor, influenciador e mentor do Empresários da Moda, um treinamento para profissionais da área, fala sobre o novo varejo da moda. Antes, conversou com a coluna. Otimista, acredita em crescimento expressivo. Diz que 2024 será bom para o setor e 2025 ainda melhor. Confira:
Qual é o novo varejo da moda?
O novo varejo abrange muito a força da era digital. Muitos empreendedores ainda têm um certo bloqueio em fazer uma live que traz muitas vendas, e o novo varejo abrange a empreendedora, a dona do seu negócio desbloquear esse medo de aparecer em vídeos, desbloquear esse medo de aparecer nas redes sociais. Saber fazer um bom trabalho de tráfego pago, e-commerce e muito mais. A primeira vitrine de uma loja de roupas hoje em dia é o celular. Antigamente, era estar bem localizado, na melhor rua do centro da cidade, com muito movimento. As pessoas iam passar e ver a vitrine. Hoje, a pessoa sai do trabalho e pega o celular, e se você fizer um trabalho certinho nas redes sociais vai aparecer primeiro, vai despertar o desejo de compra e ela vai comprar de você. Esse é o novo mercado da moda.
Como desbloquear o medo e vencer a timidez?
A primeira coisa é prática. Tudo a gente melhora praticando. Tem aquele ditado que a prática leva à perfeição, então, quanto mais a gente pratica, mais a gente vai vendo que não é um bicho de sete cabeças. Vai ganhando uma certa confiança e vai melhorando com o passar do tempo. Se você gravar um vídeo hoje, você vai ver que está meio travadinho. Continua gravando todos os dias e daqui um mês já melhora muito. Olha a minha dicção como melhorou, olha a minha postura, olha a minha linguagem corporal como melhorou! A prática leva à perfeição.
Quais as perspectivas para este ano no varejo de moda?
Melhor que ano passado, por várias questões. Uma delas é a baixa Selic, a taxa de juros básica que estava muito alta. Estava muito confortável deixar o dinheiro parado na poupança, nos investimentos, mas como a taxa Selic não vai pagar tão bem juros, as pessoas tendem a tirar o dinheiro para comprar produtos e revender. Isso aquece o mercado novamente. A segunda questão é que vem o fenômeno La Niña e tende a fazer frio este ano. É bom para o comércio também, principalmente para a nova coleção de outono-inverno. No ano passado não teve frio, fez muito calor e, como se não bastasse, ainda veio muita chuva no verão. O lojista que investiu no frio não vendeu porque no inverno estava fazendo 30ºC e, na hora de vender, que era no verão, deu enchente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina. Neste ano, tende a fazer frio e chover menos no final do ano, então deve ser muito bom para o comércio. A inflação também tende a ficar estável, não vai ficar aquela coisa subindo. Melhor que este ano será 2025. Este ano é bom, começa a engatinhar de 10% a 15%. Mas em 2025 o crescimento será de 30% a 50%.