A expectativa do comércio caxiense para o Dia das Crianças é otimista. Uma pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias do Sul aponta um crescimento de 12,7% na pretensão de aquisição de presentes na comparação com o ano passado. O levantamento também mostra que os consumidores pretendem gastar mais: o tíquete médio pode chegar a R$ 287,92, aumento de 10,9% em relação ao ano passado.
A decisão, conforme a pesquisa, deve levar em conta a influência das crianças. Pouco mais de 43% dos entrevistados irão priorizar os pedidos das crianças. Já 29,5% irão optar por adquirir produtos que elas estejam precisando. Para 13,2%, a prioridade são itens com preço bom ou em promoção, enquanto 10,7% escolherão um produto surpresa e apenas 2,9% selecionarão artigos educativos. Como era de se esperar, os brinquedos estão na lista dos preferidos (64,1%) seguido de roupas e calçados (21,8%) e eletrônicos e games (7,4%).
Diferente das pesquisas prévias realizadas ao longo do ano para outras datas comemorativas, nesta do Dia das Crianças houve aumento na intenção de compras, de acordo com o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, o que reforça o otimismo do comércio para esse 12 de outubro.
A pesquisa ouviu 712 moradores de Caxias do Sul entre 20 e 22 de setembro.