Caxias do Sul tem mais uma opção de restaurante e com cardápio diferenciado: a comida típica do Senegal. O Teranga Culinária Senegalesa (arte da boa convivência e da hospitalidade no idioma senegalês wolof) fica na Rua Marquês do Herval, entre a Bento Gonçalves e a Vinte de Setembro e está funcionando em modo experimental. A inauguração oficial será no sábado, às 19h.
O empreendimento nasce pelas mãos do imigrante senegalês, naturalizado brasileiro, Cheikh Mbacke Gueye, o Cher. Há 13 anos no país, ele mantém uma loja de serviços gráficos perto do novo restaurante.
No menu, pratos produzidos também por uma imigrante senegalesa, como o thieboudienne (arroz cozido com molho de tomate, legumes, peixe e especiarias), o mafé (ensopado de carne ou frango com legumes e amendoim) e o yassa djenn (peixe marinado com limão e cebola, servido com arroz ou cuscuz). Cher promete que a pimenta, tempero característico na gastronomia senegalesa, será usada com moderação.
O restaurante irá funcionar de segunda a sábado e servirá café da manhã, almoço e jantar. O empreendimento é, provavelmente, o primeiro de gastronomia senegalesa na região, já que o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) e o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias não têm conhecimento de outro restaurante típico senegalês na Serra.