A sessão da Câmara desta terça-feira (4) não foi das mais polêmicas. Ao final, porém, como último ato da sessão, os vereadores Renato Nunes (PR) e Alberto Meneguzzi (PSB) travaram embate em torno da participação de vereadores na eleição da UAB, domingo passado. Então dispararam algumas pérolas. Nunes provocou de saída:
— A gente viu uma grande mobilização de vereadores, de apoio pleno e total ao senhor Valdir Walter (que venceu a eleição). Parecia que o nome da chapa, que era União e Luta, deveria ter outro nome: "Tamu Junto e Misturado". Os vereadores de oposição se mobilizaram num grito alucinante, como quem diz: "Não podemos perder de jeito nenhum." Tinha vereador ajudando até a contar votos. Deveria ser esse o nome da chapa: Unidos pela Sobrevivência.
Nunes negou que o outro candidato, Alaor Corrêa Barbosa, fosse o representante do governo. A propósito, o vereador Rafael Bueno (PDT, na foto) participou da apuração.
Coube a Alberto Meneguzzi responder:
— Vereador Renato Nunes, menos com seu discursinho, com a sua choradeira. A fala desrespeita as lideranças comunitárias todas. É tão comum que os partidos se envolvam no movimento comunitário. O senhor está falando uma inverdade. O candidato Alaor é o candidato do Unidos do Fracasso, Unidos do Nepotismo, Unidos do Parentesco. Não esconda que é o candidato do governo, é o candidato do governo sim. Boa parte dos presidentes de Amobs (associações de bairros), alguns são CCs do Governo Guerra. Isso é legítimo. Se uma liderança quer apoiar um governo, quer apoiar outro, que apoie. Não tem problema nenhum, mas que defenda o seu bairro.
CIC parabeniza
A prefeitura tem antipatia pela representação comunitária, o que já foi atestado em outros momentos e atos da atual gestão municipal. Já a CIC, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, enviou ofício em que cumprimenta Valdir Walter por sua eleição na UAB: “Reconhecemos a importância da UAB para Caxias do Sul. Com sua determinação, responsabilidade e coragem, a gestão será coroada de êxito. Parabéns!” Quem assina é Ivanir Gasparin, presidente do Conselho Executivo da CIC.