Um dos momentos mais aguardados da história recente de inovação das Empresas Randon ocorre hoje com a inauguração, a partir das 14h30min, da planta de eletromobilidade da Suspensys.
São três os principais momentos que envolvem os investimentos da Randon nesta área e este pode ser considerado o mais importante, pois marca o início da fabricação dos modelos que vão ao mercado e, principalmente, de baterias, que é uma das principais demandas do mercado brasileiro para ampliar a fabricação de elétricos.
O primeiro momento marcante foi a apresentação da linha de semirreboques Hydrid R, equipada com a solução e-Sys, em 2019, após dois anos de desenvolvimento. O segundo foi o início das vendas do chamado eixo elétrico no ano passado na 23ª Fenatran.
E hoje vai ser apresentada a planta que vai fazer a instalação deste sistema auxiliar em implementos rodoviários que saem de fábrica com o componente e ainda promover a adaptação de implementos e ônibus que recebem o conjunto depois de fabricados. O e-Sys é um sistema de tração auxiliar elétrico desenvolvido de forma exclusiva pelas Empresas Randon, em uma parceria entre Suspensys e Centro Tecnlógico Randon. Ele atua como sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada, a economia de combustível chega a 20%.
Além do detalhamento de capacidade produtiva e demanda de mercado para o eixo elétrico, a grande expectativa para hoje é conhecer a fábrica de baterias de alta tensão que a Randon vai ser pioneira na fabricação nacional.