Estão marcados para os dias 19 e 30 de julho o primeiro e o segundo leilão leilões onlines dos últimos bens da massa falida da Voges Metalurgia Ltda. Após quase dois anos da falência da empresa de Caxias do Sul ter sido decretada, terrenos, maquinário e bens remanescentes de outros dois leilões ocorridos no ano passado estão reunidos nesta nova edição do certame avaliado em R$ 130 milhões. Na listagem de bens em Caxias, destaque para terrenos que são parte do campo suplementar da SER Caxias e também para maquinários que estão no prédio histórico da Maesa.
As áreas que serão vendidas do Caxias são do campo suplementar ao lado do principal no estádio Centenário. A maior parte dos terrenos da Voges na Serra já foi arrematada nos outros leilões. Agora são imóveis em outras regiões do país, como fazendas em Novo Aripuanã (AM) e Itaúba (MT), com o alerta no edital de que existem notícias de que parte dos terrenos foram invadidos por terceiros e dúvidas quanto à legitimidade dos títulos de propriedade em favor das massas falidas.
Na parte de equipamentos, tem bobinas, exaustores, fornos, transformadores, injetoras, tornos e materiais, como ferro, cobre e sucatas. Além de ser maquinário que estava na fábrica da Maesa, também integravam a unidade da RS-453. Cabe destacar que parte do maquinário do prédio histórico no bairro Exposição não foi incluído em nenhum leilão porque a prefeitura buscou o tombamento histórico.
No primeiro leilão em 19 de julho, os bens serão vendidos pelo valor igual ou superior ao da avaliação. Já no segundo, no dia 30, serão vendidos pela maior oferta, dentro do preço mínimo. Também para os bens não arrematados serão aceitas propostas condicionadas à apreciação e homologação em juízo. Os leilões ocorrerão de forma online às 13h10min no site do leiloeiro Leonir Adelino Lunelli, de Bento Gonçalves.