O setor moveleiro de Bento Gonçalves está em movimento contínuo, fazendo girar a roda da produção e a economia do município. A publicação Panorama Socioeconômico, lançada pelo CIC-BG na segunda-feira (25), informa: a indústria detém a maior fatia (59%) do faturamento das empresas de Bento, tendo o setor de móveis como principal responsável por essa performance, respondendo por 34,3% desse volume. Os dados são de 2018. Além disso, os móveis são o carro-chefe entre os produtos vendidos para o Exterior. A participação do setor moveleiro no volume exportado passou de 44% em 2017 para 53% no ano passado. Em 2018, o segmento faturou US$ 42,6 milhões com exportações, aumento de 12,5% em relação a 2017.
Dados de setembro e outubro que integram o relatório Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil, encomendado pela Movergs, a Associação das Indústrias de Móveis do Estado e produzido pelo IEMI — Inteligência de Mercado, aponta que a produção de móveis no Rio Grande do Sul foi de oito milhões de peças no mês de setembro de 2019, um aumento de 4,8% em relação ao mês anterior. Bento Gonçalves é o principal polo moveleiro do Estado. Em outubro, as exportações gaúchas avançaram 1,6% ante o mês anterior, somando US$ 16 milhões. Os países destaque no destino das exportações dos móveis gaúchos são os Estados Unidos (16,2%) e o Uruguai (13,9%).
Quanto ao consumo aparente, apenas no Estado, o volume foi de 7,2 milhões de peças em setembro, avanço de 5,5% em relação ao mês anterior. Na variação dos últimos 12 meses, houve avanço de 1%.
Os números oferecem dados objetivos, e motivos para boas expectativas.
Mercado moveleiro
Na terça-feira, o setor moveleiro esteve reunido para agregar conhecimento e negócios. Naquele dia, realizou-se em Bento a quinta edição do Circuito de Transformação do Mercado Moveleiro RS. Com o tema As perspectivas para o mercado moveleiro 2020, o evento reuniu representantes de entidades, empresários e profissionais do segmento.