Um caxiense integra o elenco dos sommeliers de cerveja com maior evidência no país. Rafael Cheruti, 28 anos, brinda a conquista entre os 45 aprovados na primeira etapa do 5º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja.
Mas sonha com um gole ainda maior: busca classificação no top 10, o que garante passaporte para o Campeonato Mundial, na Itália. A competição, organizada pelo Instituto da Cerveja Brasil e a Associação Brasileira de Sommeliers Seção São Paulo (ABS-SP), é bianual.
No dia 6 de abril, Rafael Cheruti superou a prova téorica, em Porto Alegre, disputando com adversários da capital gaúcha, São Paulo, Rio de Janeiro e Blumenau. O campeonato prossegue no dia 4 de maio, na capital paulista, com a prova Prática de Identificação de Estilos de Cerveja e Defeitos Sensoriais. Dessa etapa sairão cinco concorrentes para a final. Porém, os 10 primeiros colocados já estarão garantidos no 5º Campeonato Mundial de Sommeliers, na Itália.
Com especializações na área, Cheruti é o sommelier da Ordeo, cervejaria localizada em Galópolis, em Caxias do Sul, considerada a terceira cidade brasileira com mais cervejarias, só atrás de Porto Alegre e da mineira Nova Lima.