A prefeitura de Farroupilha lançou licitação, para conceder à iniciativa privada, a área da antiga rede ferroviária em Nova Sardenha, no 3º distrito de Farroupilha, local que abriga umas das estações de trem mais antigas da Serra.
A localidade também fica próxima do Desvio Blauth, outro polo turístico da cidade que vem ganhando força. Os envelopes com as propostas devem ser entregues até o dia 22 de abril. A empresa ou o consórcio vencedor fará a restauração do prédio de alvenaria da antiga estação férrea, de 122 metros quadrados, mas vai administrar ainda uma área total de 25 mil metros quadrados. O prazo de concessão será de 20 anos.
O edital prevê a concessão em troca do desenvolvimento de atividades turísticas. Ele especifica algumas condições de uso do espaço, como ter áreas para a prática de esportes, para centro de eventos, restaurante, para comércio de produtos coloniais, artesanato e exposições artísticas e até mesmo para um hotel. Outra curiosidade prevista no edital é a instalação de empreendimento voltado à produção de bebidas, especificamente moscatéis ou cervejas artesanais.
Mobilização da iniciativa privada
Nesta semana também a CICS (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços) de Farroupilha reuniu um grupo de empresários para dar início aos trabalhos e projetos para promover o turismo na cidade.
Embora a Secretaria de Turismo estime que a cidade receba 4,5 milhões de turistas por ano, em função dos lojistas em busca de malhas e dos fiéis que visitam o Santuário de Caravaggio, o desafio do município é reter este público por mais de um dia.
Leia mais
Câmara de Caxias aprova projeto de lei para criar consórcio do Caminhos de Caravaggio
Desvio Blauth, em Farroupilha, renasce como roteiro turístico