Se o auge das vendas do comércio das grandes cidades se esvazia com o Natal, o mesmo não ocorre nas lojas do Litoral. Pelo contrário. O varejo das praias gaúchas estima negócios entre 6% e 8% mais fartos de janeiro até o início de março, quando ocorre o Carnaval 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior. A previsão é assinada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).
Mais gente na orla, mais dinheiro circulando sob os guarda-sóis. O contexto econômico está favorecendo férias domésticas, já que o dólar alto desestimula viagens ao Exterior.
Depois de anos de cautela do mercado, o consumidor também parece esboçar otimismo em relação ao futuro, o que se traduz em mão mais aberta na hora de investir em entretenimento e passeios em família. Além de lojas de vestuário leve, bijuterias e calçados, as farmácias e os supermercados lideram o consumo na temporada de veraneio. Setores de serviços, como restaurantes e bares, também brindam a lotação das areias e o pico de faturamento.
Dado que estimula: no Litoral Norte, a expectativa é de que, desde setembro até janeiro de 2019, sejam abertas cerca de 6,8 mil vagas temporárias, metade das quais no comércio.
Ao consumidor que está aproveitando as férias na praia, vale a máxima de zelar pelo orçamento e fugir de preços abusivos. Calcule e busque alternativas inteligentes para não deixar as férias tão salgadas.
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