Foi um longo caminho percorrido, mas o setor vitivinícola brindou a aprovação por unanimidade, nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Caxias, do projeto de lei que incentiva o consumo de derivados de uva produzidos na cidade.
De autoria do vereador Alberto Meneguzzi (PSB), a medida busca valorizar as mais de 1,7 mil famílias que vivem da vitivinicultura no município e produzem 70 mil toneladas da fruta por ano.
A proposta coloca em evidência a produção local ao estimular que Executivo, Câmara Municipal, empresas controladas pelo poder público e entidades civis que recebem recursos públicos utilizem vinhos, sucos e derivados de uva produzidos em Caxias do Sul em eventos, feiras e festas oficiais.
A votação contou com a presença de vitivinicultores, donos de vinícolas, de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), além do propositor original da matéria, o ex-vereador, também do PSB, Raimundo Bampi, que apresentou o projeto que foi arquivado na legislatura passada.
Agora, o texto segue para redação final pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, será apreciado pelo plenário e seguirá para sanção do prefeito Daniel Guerra (PRB).
A saber: Caxias do Sul conta com 105 cantinas, sendo que 40 delas possuem engarrafamento da bebida. O projeto valorizará a agricultura familiar e as vinícolas da cidade, com perfil de pequeno e médio portes.
Caixa-Forte
Vinhos e sucos de Caxias em eventos oficiais
De autoria do vereador Alberto Meneguzzi (PSB), a medida busca valorizar as 1,7 mil famílias que vivem da vitivinicultura no município
Silvana Toazza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project