Das 64 malharias existentes em Nova Petrópolis, 47 delas estarão no 28º Festimalha. Motivadas pelas boas vendas da última edição – 450 mil peças e um volume de negócios de mais de R$ 31 milhões –, as empresas colocaram suas máquinas a todo vapor para deixar 450 mil malhas prontas para os 25 dias da feira.
O público para a próxima edição é estimado em mais de 100 mil pessoas, que poderão conferir as tendências da moda inverno. Quer dizer: a expectativa é de que os corredores voltem a ficar cheios, como no ano passado. Em 2015, o frio ajudou bastante para o sucesso do Festimalha.
– A edição passada foi excelente. Nosso maior aliado foi o frio intenso, que foi decisivo para as boas vendas. Nossa expectativa é de que ele nos acompanhe de novo, durante toda a feira – destaca o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), que promove o Festimalha, José Paulo Boelter.
As 64 malharias da cidade chegam a produzir mais de 1 milhão de malhas por ano, processando 500 toneladas de fios e gerando mais de 2 mil empregos. Portanto, o Festimalha concentrará 45% da produção anual de malhas da cidade.Este ano, o Festimalha ocorre de 20 de abril a 28 de maio, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, ao longo de seis finais de semana.