O cadastro para o uso da bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos de Passo Fundo começa nesta quinta-feira (4). Os usuários do transporte público terão um cartão individual, com identificação e recarga de créditos para se deslocar na cidade. O novo sistema está previsto para começar a operar em 3 de agosto.
Há um cronograma para o cadastro desde os usuários prioritários até o público geral (confira abaixo). O processo iniciará com estudantes dos ensinos básico, superior e técnico. A partir de quinta-feira, esses passageiros deverão ir aos pontos de venda da Coleurb na Rua Morom ou na matriz, na Avenida Sete de Setembro, com documento de identidade, carteirinha de estudante, e-mail e endereço.
Também na quinta, as empresas que fornecem vale-transporte aos seus funcionários devem começar o cadastro dos trabalhadores no portal da empresa, na aba "Bilhetagem". A primeira via do cartão é gratuita e fornecida logo após o cadastro.
Estudantes poderão levar as fichinhas estudantis para conversão por crédito no cartão eletrônico no momento do cadastro. É importante lembrar, contudo, que o uso do bilhete só vale a partir de 3 de agosto, o que significa que as passagens continuarão sendo cobradas até esse dia.
A foto para identificação do estudante será feita no momento do cadastro. A recarga de créditos poderá ser feita nas agências da Coleurb, com pagamento em dinheiro, via Pix ou cartão de débito. Para retirar o cartão, os usuários do transporte público deverão ir exclusivamente à agência matriz da Coleurb, na Avenida Sete de Setembro.
Cronograma para cadastros do bilhete eletrônico em Passo Fundo
15 de julho: idosos e PCDs
- Pessoas com deficiência (PCDs) devem entrar em contato com a entidade da qual fazem parte e solicitar o requerimento do passe livre. Posteriormente, quando aprovado, devem realizar o cadastro nos pontos de venda da Coleurb com documento de identidade.
- Idosos devem ir até a sede da Coleurb, na Avenida Sete de Setembro, e apresentar documento oficial de identificação com foto e endereço. A foto para identificação do cartão de gratuidade será feita no momento do cadastro.
Ainda que não possuam o cartão eletrônico, idosos e pessoas com deficiência continuam embarcando pela porta dianteira até a realização do cadastro.
22 de julho: público geral
Começa o fornecimento dos cartões para os passageiros sem descontos ou gratuidades. Para isso, basta ir aos pontos de venda da Coleurb na Rua Morom ou na matriz, na Avenida Sete de Setembro, com documento de identidade e endereço.
Prazo para vencimento
A venda da ficha verde, de estudante, deixará de ser realizada a partir de 2 de agosto. Em 3 de agosto, a bilhetagem começa de forma integral, ou seja, o usuário terá que utilizar o cartão eletrônico como forma de pagamento, incluindo usuários com gratuidade.
O vale-transporte vermelho não será convertido em crédito no cartão eletrônico e segue sendo aceito no transporte coletivo por prazo indeterminado.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp, no número (54) 3311-1322. O contato também permitirá a solicitação de bloqueio do cartão em caso de perda, furto, roubo ou cartão danificado. O primeiro bilhete é gratuito e, para a emissão da segunda via, haverá cobrança de R$ 5.