A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (8) uma operação para combater o fornecimento de armas e munições para grupos indígenas rivais de Cacique Doble, no norte gaúcho.
Vinte policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Sananduva, São José do Ouro e Cacique Doble. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo.
A ação é um desdobramento da Operação Ménés, que investiga o conflito na terra indígena de Cacique Doble a partir de 2022, decorrente da disputa de poder entre grupos rivais.
Desde então, o conflito resultou em dois homicídios, inúmeras tentativas de homicídio, incêndios criminosos, entre outros crimes graves.
Com o avanço das investigações, a PF identificou indivíduos que seriam os responsáveis por abastecer o conflito na Terra Indígena com armas de fogo e munições.
Os materiais eram adquiridos de terceiros, que não eram indígenas, e que lucravam com a violência.
Durante a operação desta sexta, foram apreendidas três espingardas, duas espingardas de pressão, uma pistola de pressão e cerca de 120 munições de diversos calibres.
Os responsáveis devem responder por comércio ilegal de arma de fogo, com pena prevista de seis a 12 anos de reclusão e multa. Até o momento ninguém foi preso.