Painel Personalidades realizado pela CDL nesta quinta-feita (17) marcou a retomada do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) em Passo Fundo. O grupo, que tem a entidade como mantedora, trabalhará para garantir e destinar recursos públicos e privados para os órgãos de segurança.
Para tratar do assunto, tiveram espaço para fala durante o Painel o presidente da CDL, Evandro Pereira da Silveira, presidente do Consepro, Wilson Ceolin, tenente-coronel do 3º RPMon, Marcelo Scapin Rovani, o delegado Regional da Polícia Civil, Adroaldo Schenkel, e o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves.
Evandro explicou que a retomada do Consepro nasceu de uma demanda dos associados pelo envolvimento da CDL na causa, há cerca de dois anos:
— Nos envolvemos primeiramente no Conselho de Segurança Pública, e entendeu-se que a CDL poderia contribuir com a retomada do Consepro. É um órgão oficial, sem fins lucrativos e reconhecido pela legislação, que pode fazer esse relacionamento entre a comunidade e as forças policiais. Assumiremos as despesas para que 100% das receitas obtidas sejam direcionadas justamente para a segurança.
Em fase de busca de colaboradores, o grupo terá um conselho técnico que irá elencar as prioridades para destinar as verbas que serão recebidas. Conforme o presidente Wilson Ceolin, este será um novo ciclo de trabalho, criado em 1984, que contará com o apoio de empresas:
— Vamos aportar recursos da iniciativa privada e pública. Já temos algumas emendas políticas e recursos garantidos, mas queremos nesse novo ciclo ampliar os valores e trazer o meio privado para junto do Consepro.
Atualmente os órgãos de segurança já realizam um trabalho em conjunto na cidade, com reuniões mensais para avaliar os dados de violência e traçar as estratégias de enfrentamento. Esse acompanhamento é feito também pela prefeitura, como explica o secretário Gonçalves:
— Temos no mínimo duas reuniões mensais que envolvem todos os órgãos. A gente trabalha a questão da segurança, aqueles problemas que surgem, debatemos as causas, como aconteceu, porque aconteceu, e buscamos soluções.
Por fim, representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil ressaltaram o trabalho realizado na cidade nos últimos anos, e a necessidade constante de investimentos.
— Este evento demonstra a sensibilidade da CDL em criar um Comitê de Segurança Pública. Esse trabalho nos auxilia na criação de campanhas de valorização da atividade policial, dos nossos policiais da ponta, e agora na recriação do Consepro — reforça o delegado Schenkel.
— A atuação da segurança no comércio, voltado para os nossos comerciantes, é imprescindível. E nós, como ente público voltado para a segurança, temos que participar disso. O reforço do Consepro, que estava há muito tempo parado, serve como fomento das atuações e de melhoria. O Estado nos dá muitos equipamentos, mas às vezes restam detalhes, como uma bicicleta, por exemplo, e que a CDL entra com esse auxílio — aponta o tenente-coronel Rovani.