A morte de uma menina de três anos, está sendo investigada em Passo Fundo, no norte do Estado. A suspeita é que a causa tenha sido meningite meningocócica (bacteriana). O caso é tratado como suspeito, segundo a prefeitura, pois ainda são aguardados os resultados dos exames encaminhados ao Laboratório Central (Lacen), em Porto Alegre, que devem sair ao longo da semana.
Depois de apresentar sintomas semelhantes aos da doença, familiares levaram a menina ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) no sábado (19) e na segunda-feira (21) ela morreu.
A prefeitura de Passo Fundo informou, através da secretaria municipal de Saúde, que o caso foi acompanhado desde o início e ainda é tratado como suspeito. O resultado do exame que vai confirmar ou descartar a doença deve ser divulgado ainda nesta semana pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Ainda segundo o município, a criança estudava em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) no bairro São Cristóvão e por isso, na segunda-feira (21), foi realizada uma reunião com familiares de alunos, professores e funcionários da escola, onde foram explicados os procedimentos e cuidados a serem tomados, além do esclarecimento de dúvidas.
Apesar do registro de quadros gripais em colegas da menina, a secretaria de Saúde diz que não há informações sobre outros casos suspeitos de meningite no município. (confira a nota abaixo)
Atenção aos sintomas da doença
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e protozoários, bem como por traumatismos.
As meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves. Os sintomas se parecem com os da gripe e dos resfriados. Já as meningites bacterianas são mais graves e têm como sintomas febre alta, irritabilidade ou apatia, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.
Confira a íntegra da nota da prefeitura de Passo Fundo:
“Ao lamentar o falecimento da menina, aluna da rede municipal, a Secretaria Municipal de Saúde informou que acompanhou o caso da criança, que faleceu nesta segunda-feira (21) com suspeita de meningite meningocócica. Desde sábado (19), quando a menina foi levada pela família ao Hospital São Vicente de Paulo, a Secretaria monitorou o caso e orientou a escola sobre os procedimentos necessários.
Durante a semana, será divulgado o laudo do Laboratório Central do Estado (Lacen), que confirmará ou descartará a suspeita de meningite meningocócica (bacteriana). As secretarias de Saúde e de Educação estiveram reunidas na tarde desta segunda-feira com pais, professores e funcionários da escola onde a menina estudava para esclarecer dúvidas e dar o suporte necessário às famílias neste momento delicado.”