A nascente do Rio Uruguai e o mirante Passo do Pontão agora são patrimônios culturais e turísticos do município de Barracão, no norte gaúcho. Os dois locais foram reconhecidos em decretos assinados na última quarta (30), pela prefeitura.
As justificativas dos documentos citam a preservação, histórico cultural e natural dos locais e também o potencial turístico das nascentes. Entre os compromissos, o decreto planeja garantir a integridade e conservação dos locais e valorizá-los como atrativos turísticos.
"Esses decretos são os primeiros passos de uma iniciativa que pretende transformar a região em um ponto de referência para visitantes que desejam conhecer a riqueza natural e histórica do município", diz comunicado da prefeitura de Barracão.
O presidente do Conselho de Turismo de Barracão, Elvio Jacobi, vê o avanço como um primeiro passo de várias ações que serão necessárias para que os locais possam receber turistas, como a limpeza e estruturação:
— O potencial de Barracão é enorme e já poderíamos ter avançado bem mais nessas questões. O decreto mostra que ainda há interesse da prefeitura de fazer acontecer. Agora precisamos nos alinhar também com o setor privado, para juntos colocarmos energia no turismo.
Carga histórica dos novos patrimônios
A nascente do Rio Uruguai fica localizada na Linha Tope, a cerca de 7 quilômetros do centro de Barracão. Ela é formada pela união dos rios Pelotas e Canoas.
A partir dali, segue pela fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e Uruguai até desaguar no Rio da Prata, em Buenos Aires.
Já o Passo do Pontão tem sua história ligada aos tropeiros. O local era usado como passagem dos tropeiros nos anos de 1740, ligando o RS a São Paulo e Minas Gerais como rota alternativa para evitar o pagamento de impostos.
Em 1848, o local ganhou ainda mais relevância com a construção de um quartel e uma casa de arrecadação de impostos, sendo um marco importante na história e no comércio local.